24 July 2009

Achei interessante, e claro que tenho apelido afetivo pro meu marido..rsss Por que os casais usam apelidos?

Para os espiritualistas, o ser humano é o resultado do conjunto formado pelo corpo e a alma, reforçado pelo poder oculto do seu nome e por isso, muitas vezes, o apelido é usado como forma de comunicação de um casal para conferir um significado de proteção.

O apelido serve como substituto da identidade, uma ferramenta de emoção que proporciona prazer, bem estar e felicidade. Ele é um investimento afetivo que vai coincidir com a elevação da auto-estima.

Quem o criou estava buscando uma linguagem própria para sua intimidade, servindo para superar uma falha em um dos nomes. Ele pode ter nascido em decorrência de uma brincadeira, mas para ter se fixado, deve ter proporcionado ao casal um significado positivo, revelando uma criatividade benéfica.

Todos nós temos a necessidade de comunicação, especialmente quando se trata das relações amorosas, e por isso, os casais usam uma linguagem própria que pode ou não se modificar com o passar do tempo, mas ele só vai “pegar” se existir a idéia de aconchego, familiaridade e exclusividade.

Apelidar alguém é saudável, natural, espontâneo e deve ter afinidade com quem recebe o nome, já que nasceu de uma observação. Também pode evidenciar uma falha (gordinha) ou proteger o ser amado (bebê, neném, baixinho, anjinha), mas claro, só terá efeito se o outro aceitar o apelido.

A maioria dos apelidos é expressa através do diminutivo; quando uma terceira pessoa o usa ele perde a força, já que a idéia oculta é a de proteger o que está em segredo. Quanto mais envolvido está o casal, mais este apelido se tornará um suporte protetor. Abaixo, colocamos o significado da primeira vogal do seu apelido:

Vogal A
Pessoa franca, leal e dotada de um temperamento forte, você transmite a idéia de ser muito segura, mas na verdade, precisa de proteção. É afetuosa e alegre, está sempre sorrindo, mas quando provocada, pode ser áspera. Recebe o amor do parceiro como algo que tem direito; acha que é seu merecimento por transmitir sempre palavras de incentivo ao parceiro.

Vogal E
A letra está associada às mudanças de humor em um único dia (euforia e tristeza). Pessoa bastante emotiva tem a tendência a ser crédulo e seu grande defeito consiste no desejo que o outro adivinhe o que está pensando. Criativo e requisitado, será o centro das atenções de toda a família.

Vogal I
Representa a graciosidade, as boas maneiras e a inteligência. Raramente é econômico no que se refere ao relacionamento amoroso. Será o melhor dos amigos, contanto que tenha o cuidado de não exigir muito dele. Psicólogo nato, altamente intuitivo, "sente no ar" algo ruim que esteja para acontecer.

Vogal O
Quem tem no seu apelido a vogal "o" está sempre pronto para ouvir, e aconselhar. Ama de todo o coração e não sabe disfarçar suas emoções. O parceiro sabe que pode contar com você devido sua sabedoria. Dotada de incrível paciência, trabalha firmemente em uma coisa de cada vez. Bom gosto é sua palavra-chave.

Vogal U
Alegre, elegante, não gosta de ver o parceiro triste, pois acredita que a vida é feita para viver as mais belas emoções. Possui vontade firme e autoconfiança quase narcisista. O problema reside nos ciúmes, pois é assediado por pessoas que gostam de estar com você. Sempre se esforça para ser gentil, mesmo quando está aborrecido.

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

2 comments:

  1. Ah que graça Beth! aqui temos também...rs
    beijos

    ReplyDelete
  2. Cris minha querida, as vezes sei que é inapropriado,mas eu sou viciada nesses apelidinhos..rsss
    Bjka amiga e uma mega semana

    ReplyDelete