20 July 2009

Problemas podem causar fobia de amigos..

A lista de benefícios em ter uma amizade é grande, mas, mesmo assim, há quem não consiga manter tal vínculo. Por que é tão difícil para algumas pessoas se terem um ombro amigo? Há quem encontre a barreira da timidez pelo caminho, o que atrapalha o primeiro contato, ou tenha medo de se envolver devido a decepções passadas.
"Tem gente que também não sente nada pelos outros, com personalidade repulsiva na presença de pessoas ou com fobia social, que representa medo do contato social, e precisa de tratamento", afirma Ailton Amélio da Silva, psicólogo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Aliás, a situação inversa também não é favorável. A necessidade constante de contar com alguém e de estar sempre acompanhado representa problemas. Portanto, ao contrário do que muitos pensam, moderação é fundamental até mesmo na quantidade de amigos.

Problemas
Muitas vezes, algumas circunstâncias afastam bons e velhos amigos. É o caso de quem começa a namorar ou se casa. Quando a paixão chega, é comum o casal se distanciar para curtir momentos a dois, mas a situação pode trazer prejuízos para o relacionamento amoroso. "Acaba sobrecarregando a relação porque tudo está em cima apenas dos dois. Os amigos ajudam a compartilhar um pouco", ressalta o professor da USP.

Os idosos são outros que se enquadram no grupo mais propenso à falta de relações amistosas, porque os amigos começam a morrer. De qualquer forma, Pereira garante que o fato de ter lembranças e experiências boas já alimenta as necessidades e enfatiza a possibilidade de encontrar novos companheiros em qualquer momento da vida, basta estar disposto a isso.

Similaridade
A idéia de que os opostos se atraem dificilmente é transferida para a realidade quando o assunto em questão é a amizade, segundo os psicólogos. "Algumas pesquisas mostram que tem de ser semelhante. Quanto mais dissimilaridades em pontos importantes, como religião e partido político, mais dificuldades surgem para manter a amizade", declara Silva.

Especial terra..

1 comment:

  1. Nao acredito que fiquei com voce a tarde inteira e nao desejei feliz dia do amigo! Que horror...ando meio relapsa mesmo ultimamente!!!
    Obrigada por levar alegria aos nossos dias, vc é uma grande e especial amiga.
    Milhoes de beijos

    ReplyDelete