18 September 2009

Sábado é dia de levar as crianças para vacinar contra paralisia


Neste sábado (19), as crianças com até 5 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra a poliomielite, ou paralisia infantil como é mais conhecida. Os postos de saúde ficarão abertos das 8h às 17h.
O Ministério da Saúde alerta que crianças que estejam com febre ou qualquer infecção procurem um médico antes de tomar a vacina. A imunização deve ser adiada para quando ela estiver melhor.

A primeira dose da vacina foi distribuída em 20 de junho deste ano e atingiu 95,7% do público alvo nacional. As crianças que não tomaram devem procurar o posto de saúde mais próximo para receber uma dose extra. A segunda fase da vacinação estava prevista para agosto, mas foi adiada para não sobrecarregar o sistema de saúde, ocupado com os atendimentos aos casos de gripe suína.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 115 mil postos de vacinação serão espalhados em todo o país, com 350 mil pessoas trabalhando na campanha. A vacina contra poliomielite é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante todo o ano nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação de rotina.

Os bebês devem receber a vacina aos 2, 4 e 6 meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que até os 5 anos elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação.

3 comments:

  1. Oi, Linda Beth!!!
    Tuas palavras
    Aprendizado constante...
    Bom demais estar aqui!!!

    Beijos, Amiga...
    E um fim de semana de paz imensa!!!
    Iza

    ReplyDelete
  2. Excelente divulgação Beth. Se não nos preocuparmos com nossas crianças quem é que terá essa missão?

    Uma das únicas coisas que funciona no SUS são as vacinas. Pelo menos isso em nosso fatídico sistema de saúde pública.

    Direto do Rio.
    Beijinhos Linda.

    ReplyDelete
  3. Pois é meus querido,eu me preocupo e muito com a saúde de nossas crianças,do nosso povo.
    E vc tem razão Léo é uma das coisas do SUS que aindaa funciona...

    Bjka e um mega domingo a vcs. E mais uma vez obrigada pela visita.

    ReplyDelete