07 October 2009

Sobreviventes dos anos 60,70,80 !!!

Afinal:

1 - Os carros não tinham cintos de segurança, apoios de cabeça,nem air-bag!!


2 – Íamos soltos no banco de trás fazendo aquela farra! E isso não era perigoso!


3 - As camas de grades e os brinquedos eram multicores e no mínimo pintados com umas tintas “duvidosas“ contendo chumbo ou outro veneno qualquer.


4 - Não havia travas de segurança nas portas dos carros, chaves nos armários de medicamentos,detergentes ou químicos domésticos.





5 – A gente andava de bicicleta para lá e pra cá, sem capacete, joelheiras, caneleiras e cotuveleiras...


6 - Bebíamos água da torneira, de uma mangueira, ou de uma fonte e não águas minerais em garrafas ditas...¨esterilizadas¨...


7.- Construíamos aqueles famosos carrinhos de rolimã e aqueles que tinham a sorte de morar perto de uma ladeira asfaltada, podiam tentar bater records de velocidade e até verificar no meio do caminho que tinham „economizado“ a sola dos sapatos, que eram usados como freios...E estavam descalços...


8 - Íamos brincar na rua,



9 - Tínhamos aulas só de manhã,


10 - Gessos, dentes partidos, joelhos ralados...


Alguém se queixava disso?

11 - Comíamos doces à vontade, Pão com manteiga,bebidas com o (perigoso)açúcar. Não se falava de obesidade - brincávamos sempre na rua e éramos super ativos ...




12 - Dividíamos com nossos amigos uma Tubaína comprada naquela vendinha da esquina, gole a gole e nunca ninguém morreu por isso ....

13 - Nada de Playstations, Nintendo 64,X boxes, jogos de Vídeo , Internet por satélite,DVD,Dolby surround,celular com câmera Computador Chats na Internet ...
Só amigos.






14 - E os nossos cachorros? Lembram?

Nada de ração. Comiam a mesma comida que nós (muitas vezes os restos), e sem problema algum!
Banho quente? Xampú?
Que nada! No quintal, um segurava o cão e o outro com a mangueira (fria) ia jogando água e esfregando-o com (acreditem se quiserem) sabão (em barra) de lavar roupa!

Algum cachorro morreu (ou adoeceu) por causa disso??

15 - A pé ou de bicicleta, íamos à casa dos nossos amigos, mesmo que morassem a kms de nossa casa, entrávamos sem bater e íamos brincar.


16 - É verdade! Lá fora, nesse mundo cinzento e sem segurança! Como era possível? Jogávamos futebol na rua, com a trave sinalizada por duas pedras, e mesmo que não fossemos escalados ... ninguém ficava frustrado e nem era o “FIM DO MUNDO“!

17 – Na escola tinha bons e maus alunos. Uns passavam e outros eram reprovados. Ninguém ia por isso a um psicólogo ou psicoterapeuta. Não havia a „moda“ dos „superdotados“, nem se falava em dislexia, problemas de concentração, hiperatividade. Quem não passava, simplesmente repetia de ano e tentava de novo no ano seguinte!

18 - Tínhamos: Liberdade,Fracassos, Sucessos, Deveres ...e aprendíamos a lidar com cada um deles!


A única verdadeira questão é: como a gente conseguiu sobreviver???E acima de tudo, como conseguimos desenvolver a nossa personalidade?



Você também é dessa geração?

Como éramos felizes!!!

2 comments:

  1. Menina!!!! Que delícia de postagem! Quanbta saudade dos meus amigos de infância. Brincavamos de pular corda, amarelinha, balança-caixão, pulávamos elástico... DELÍCIA!!!
    Adorei vir aqui!!
    Beijo grande

    ReplyDelete
  2. Li...eu esqueci de mencionar a queimada que jogavamos na rua..rsss uma delicia....vivia com hematomas das boladas..eita saudade.
    Bom ter vc aqui..
    Bjka linda!!

    ReplyDelete