01 December 2009

Dia mundial de combate a AIDS.

Uma vergonha..nenhum jornal da minha cidade lembrou do dia de hoje!!

Essa é uma trajetória de muito sofrimento, principalmente aquele ligado ao preconceito e à discriminação, que somada a uma série de privações sociais impõem ao soropositivo e suas famílias condições desumanas de sobrevivência. Condições essas que comprometem de forma profunda a organização de um projeto de vida familiar de qualidade que possa garantir o desenvolvimento de seus membros. O Drama revela, também o quanto estão excluídos do mercado de trabalho, pois sobrevivem de trabalhos desqualificados, desvalorizados, de bicos?,condição que determina em sua maioria uma precária sobrevivência. Somam-se, a essa realidade, situações de adoecimento devido ao desenvolvimento da Aids.Essa situação somente poderá ser enfrentada com políticas de proteção social conseqüentes, que precisam ser desenvolvidas pelo Estado, como direito humano-social fundamental, sem o qual corre-se o risco de comprometermos o desenvolvimento de gerações afetadas pela epidemiada Aids e que estão em maior condição de vulnerabilidade social.

5 comments:

  1. Hoje, sem lembrar que era esse dia, tive um contato com uma pessoa contaminada pelo vírus, e foi a primeira vez na minha vida.

    Bela iniciativa.

    Acho que como sempre só depende da gente para as coisas melhorarem, mas insistimos em fazer tudo errado. Quem sabe isso muda.
    Beijo

    ReplyDelete
  2. É Daniel..não podemos perder a fé e nem a esperança porque a fragilidade da doença associada ao preconceito e nesse caso ao esquecimento,aceleram o processo e desenvolvimento das doenças oportunistas.Principalmente o preconceito,que nada mais é do que uma forma de matar a vida que ainda resta.

    Bjka e vamos ajudando nessa luta. Muito bom ter vc aqui.

    ReplyDelete
  3. Bem lembrado Beth,
    O aidético ainda é tratado como criminoso.
    Parece alguém que cometeu o CRIME de contrair uma doença.
    Existe muita falta de informação sobre formas de contagio também.

    Abraços.
    ps: comentario perfeito no Desmanche.

    ReplyDelete
  4. Meu amigo Desmanche( Por favor me dê um nome..rsss).Ultimamente a palavra CRIME foi totalmente descaracterizada ,os que cometem recebem de delação premiada a liberdade com pagamento de fiança. E nós os grupos diferenciados ( sou portadora de sequela de pólio)ficamos a mercê de um desgoverno total e despreparo total. As pessoas acabam se importando realmente com vc quando na famila aparece um caso semelhante. O soropositivo hoje pode viver mais que qualquer um de nós.
    Eu tenho um amigo assim e acho que vou morrer primeiro que ele..rss
    Ele sobreviveu até agora porque pouquissímas pessoas sabem...
    Se antes navegar era preciso,agora NADAR é preciso.

    Bjka
    Eu vejo flores em voce!!

    ReplyDelete
  5. Engraçado que não vi nenhuma propaganda na televisão falando sobre o dia, nem uma campanha mesmo...

    Será que estamos tão sábios a pontos que sabemos tudo da doença e nada mais precisa ser dito?

    Fique com Deus, menina Beth.
    Um abraço.

    ReplyDelete