18 March 2010

Me classificaram como irreverente ..rss! O que é ???



Embora a idéia de irreverência esteja atrelada a um desrespeito, pode-se dizer que é uma idéia salutar, pois muitas vezes acaba por trazer benefícios, evolução, etc. Se não vejamos:
-Significa que alguém não se curva, de modo reverente, à autoridade, por exemplo, que não reverencia de modo sistemático ou habitual. Note-se, desde ja, que não se confunde com impertinência pois que a irreverência ocorre dentro dos limites da polidez e da delicadeza, mesclada com o desafio de "ultrapassar fronteiras".
-A irreverência é, sobretudo, um comportamento mental, um modo de se perceber a si e aos outros que combate a sedução de um único modelo ou a adesão cega a esquemas pré-fixados. Com ela, se descontrói e reconstrói, encaram-se questões clássicas numa óptica diferente, movemo-nos entre formas e paradigmas diversos.
Então, calculo que seja propriciadora da agilidade mental mas tem, forçosamente, de ser acompanhada de saber (porque sem ele, tornar-se-ia impertinente).
Partilha com a curiosidade uma aproximação ao espírito de aventura intelectual (que precisa de uma dose considerável de coragem e irreverência) e à inovação.
Acrescentaria que se poupa e protege do ridículo assim como do escandaloso, beirando-se mais do fleumático e do despretensioso.È fácil confundir irreverência com ingenuidade, até porque ambas se mesclam no turbilhão de entusiasmo.
Tratando-se de sadia «rebeldia intelectual», ao serviço da descoberta e do desafio, a irreverência possibilita o questionamento, mais do que isso, protege-o e promove-o.

2 comments:

  1. Então você é aquela que questiona, interessante...

    Fique com Deus, menina Beth.
    Um abraço.

    ReplyDelete