30 June 2010

Falando daquilo...abordagem sensacional!!

"IT'S A PUZZLEMENT!", como diria o ator Yul Brynner, no papel de rei do Sião ("é uma encrenca").
Você pode tentar a linguagem de um médico, e ela será engravatada e/ou incompreensível, mas ninguém vai ficar embaraçado.
Você pode tentar ser mais... digamos, pedestre. Todos vão te compreender, mas com rubor nas faces.
Você pode ser infantil, e chamar a genitália feminina de "pipita" e a masculina de "piupiu", "bilau" e quejandos. Todos vão te entender, mas você soará ridículo.
Aliás, tenho uma sobrinha, bióloga de renome mundial, que se referia a seus genitais dizendo "lá".
Quando eu dei curso de teoria freudiana (por dez anos, que deus me perdoe), fiz várias vezes um teste com as turmas: "coloquem em ordem anatômica os seguintes itens do períneo feminino, da barriga para as costas:
1.ânus; 2.meato urinário (o lugar por onde sai o xixi); 3.clitóris; 4.canal vaginal".
O índice de erro era alto, entre homens e mulheres. Piorava se a questão fosse "qual a diferença entre vulva e vagina?" ou "o que são grandes e pequenos lábios?".
Entendeu a encrenca em que me meti quando aceitei escrever sobre sexo? (A propósito, se tentou responder à pergunta acima, o correto é 3-2-4-1. Acertou? Duvido.)
Quantos homens sabem que seu pênis é um clitóris crescido? Que seu escroto (desculpas por usar a palavra mais feia da língua, mas não é palavrão) são grandes lábios femininos costurados para conter ovários que desceram e se transformaram em testículos? Que todos começamos mulheres e, em 49% dos casos, os hormônios nos transformaram em homens? É. Vai engolindo essa!
Pega um espelho para ver as costuras, parecidas com uma cicatriz, para descobrir que elas vão do ventre do pênis (é, a parte de baixo é a barriga e a de cima são as costas) e continuam até o ânus, e que tudo isso se chama períneo, como nas mulheres, e sim, que é gostoso como o demo de se acariciar. Morra de vergonha.
E o ânus? Ai, ai, ai... ele tem uma mucosa sensível em torno que costuma ser, para ambos os gêneros, uma zona erógena, quer dizer, gostosa de se estimular.
Como falar dessas coisas todas? Vou ter que arranjar um palavreado nem tão lá nem tão cá.
Você percebe em que encrenca eu me meti?

FRANCISCO DAUDT, psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise, é autor de "Aprendiz do Desejo", entre outros livros.

No comments:

Post a Comment